Avançar para o conteúdo

Seguro auto para mulher é mais barato?

  • por
  • 5 min read

[ad_1]

mulher negra sorrindo sobre volante de carro min Seguro auto para mulher é mais barato?

Quer descobrir se o seguro auto para mulher é mais barato? Então você está no lugar certo. Nesta matéria, você vai entender se essa redução de preço de fato ocorre e os motivos que podem impactar o valor do seguro. Acompanhe!

Não é de hoje que existe discussão em torno do preço do seguro auto para mulheres e se ele é, de fato, mais barato do que para homens. A verdade é que a resposta não é tão simples, pois existem muitos fatores que podem afetar o preço do seguro de carro, além do sexo.

Cote grátis seu seguro auto na Minuto e economize até 30%

Na Minuto você encontra o seguro auto ideal para suas necessidades. Simule gratuitamente com até 17 seguradoras numa única cotação.

Faça sua cotação online

Por muito tempo, foi amplamente aceito que as mulheres pagavam menos pelo seguro do que os homens – e isso se devia em parte à crença de que as mulheres eram mais cautelosas e seguras ao volante. No entanto, em 2012, uma nova legislação europeia foi introduzida proibindo as seguradoras de usar o sexo de forma isolada como um fator na determinação do preço.

Na prática, seguro auto para mulheres é mais barato ou não?

Embora o sexo não seja mais um fator principal na determinação do preço do seguro auto, as mulheres ainda podem pagar menos em comparação aos homens, especialmente se tiverem um histórico de condução limpo e um carro considerado seguro pelas seguradoras. 

Ao oferecerem seus serviços, as seguradoras utilizam dados do trânsito para definir os valores cobrados. E uma das razões para o seguro de carro ser, de modo geral, mais barato para mulheres é que, estatisticamente, elas causam menos acidentes no trânsito. Isso é o que demonstra um estudo solicitado pela fintech ZigNET à Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) entre junho de 2021 e 2022, o qual revelou que a maioria dos acidentes no trânsito é causada por homens. 

Durante o período estudado, foram registradas 183% mais ocorrências envolvendo motoristas masculinos, enquanto que as motoristas femininas foram responsáveis por quase três vezes menos acidentes.

Os dados revelaram que a imprudência masculina foi predominante em todas as faixas etárias, incluindo os mais jovens, entre 18 e 34 anos, que apresentaram o maior número de acidentes no trânsito. Nessa faixa etária, os homens lideraram com 217% mais registros do que as mulheres, totalizando sozinhos 143.199 ocorrências, enquanto que as mulheres registraram apenas 45.044, mantendo a tendência. O estudo também apontou que a chance de um homem provocar um acidente diminui com a idade.

Portanto, de acordo com esses dados, as mulheres de fato costumam dirigir de forma mais prudente e isso reflete nos valores pagos pelo seguro.

Idade também influencia redução do valor do seguro

Um fator relevante para a definição de um valor mais baixo de seguro auto para mulheres é a idade da contratante. Nota-se que descontos mais significativos são oferecidos para o público mais jovem, até 25 anos, enquanto que as mulheres com mais de 50 anos nem sempre conseguem alcançar descontos consideráveis. 

Isso ocorre pelo mesmo motivo que o seguro é mais caro para o público masculino, ou seja, porque mulheres mais velhas acionam ligeiramente mais franquias do que mulheres mais jovens. Portanto, o valor do contrato de seguro sempre reflete a média do comportamento de motoristas no trânsito.

Afinal, o que deixa o seguro mais barato?

O que pode deixar o preço do seguro mais barato ou mais caro é a consideração de um conjunto de fatores, que vão desde o perfil do condutor até o tipo de veículo. Listamos alguns deles a seguir:

  1. Perfil do motorista: algumas características do condutor, como idade, estado civil, tempo de habilitação e histórico de sinistros, podem impactar no valor do seguro. Motoristas com perfil considerado de menor risco tendem a pagar menos pelo seguro.
  2. Modelo do veículo: o valor do seguro também é influenciado pelo modelo do carro, uma vez que alguns modelos possuem peças mais caras ou são mais visados por ladrões, o que aumenta o risco para as seguradoras.
  3. Local de circulação: o local onde o veículo circula com maior frequência também é levado em conta pelas seguradoras, já que alguns lugares apresentam maior incidência de roubo, furto ou acidentes.
  4. Tipo de cobertura: o tipo de cobertura contratado pelo cliente também impacta no valor do seguro. Coberturas mais abrangentes e com maiores valores de indenização tendem a ser mais caras.
  5. Franquia: a escolha da franquia também é um fator importante no preço do seguro, pois quanto maior a franquia, menor será o valor do prêmio. No entanto, é preciso avaliar se o valor da franquia escolhida é adequado às condições financeiras do segurado.

É importante lembrar, porém, que cada caso é único e que a maneira mais acertada de encontrar o melhor preço é comparar as cotações de várias seguradoras, escolher aquela que disponibiliza a melhor cobertura com excelente custo-benefício para suas necessidades individuais e ofereça liberdade e proteção para quem não abre mão de sua autonomia. 

Agora que você já sabe tudo sobre o motivo do seguro auto para mulher ser mais barato, compartilhe este conteúdo com quem ainda tem dúvidas sobre esse assunto.

Ainda tem alguma dúvida sobre sobre seguro auto mulher? Deixe seu comentário e teremos prazer em responder!

[ad_2]

Source link

0